Quem tem medo?


Quem tem Medo? integra-se no projeto maior (Re)Escrever o Nosso Bairro promovido pelo Município de Braga. É um projeto, a 3 anos, de inclusão das comunidades de etnia cigana residentes dos bairros de Enguardas, Santa Tecla e Picoto em Braga, valorizando a sua identidade e modos de vida. Pretende-se dar uma nova vida a esses bairros, através de atividades “com” os residentes e de programas inovadores de experimentação social e animação territorial, pedagógica e artística, que incitem o empreendedorismo, emprego e integração dessas comunidades.
Quem tem medo? é um projeto nascido no Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio, mais concretamente na Escola E.B. 2/3 de Nogueira e em parceria com o Mosteiro de S. Martinho de Tibães. Este projeto emerge da necessidade de aproximação da cultura da etnia cigana à sociedade/comunidade onde está inserida, procurando evitar o abandono escolar deste grupo social e promover valores aceitação do outro e da diferença, enquanto pilares patrimoniais fundamentais da humanidade.
Este projeto iniciou o seu desenvolvimento, o ano passado, no âmbito das práticas simuladas de um curso vocacional, implementado em contexto educativos formais e não formais. Atualmente tem continuidade, principalmente, num curso de Percurso Curricular Alternativo, de 7º ano, sempre com a prioridade de evitar o abandono e a fuga à escolaridade de um grupo de alunos com percursos de potencial insucesso.
Em termos concretos, o Quem tem medo? tem como objetivo prioritário a plena expressão da personalidade de cada um, favorecendo a compreensão mútua, a tolerância e a construção da amizade através das artes.
Para tal, desenvolveram-se três oficinas, de teatro, música e dança, trabalhando a sensibilização e o alerta para os problemas da exclusão e do preconceito social, ainda muito presentes na sociedade.

Mensagens populares