Estudo “Desempenho e Equidade: Uma análise comparada a partir dos estudos internacionais TIMMS e PIRLS” | CNE



O Conselho Nacional de Educação acaba de publicar o Estudo “Desempenho e Equidade: Uma análise comparada a partir dos estudos internacionais TIMMS e PIRLS” que está disponível no site do CNE.

O estudo Desempenho e Equidade: Uma análise comparada a partir dos estudos internacionais TIMMS e PIRLS, agora divulgado, tem por base os resultados dos estudos internacionais TIMSS (Trends in International Mathematic and Science Study) e PIRLS (Progress in International Reading Literacy Study), que têm por objetivo avaliar os conhecimentos dos alunos do 4.º ano de escolaridade.

Permitiu “identificar um conjunto de fatores que poderão contribuir para explicar o desempenho dos alunos”, mas possibilitou sobretudo perceber “em que medida esses mesmos fatores são promotores de igualdade de oportunidades no acesso à educação”.

Embora seja uma evidência que existe uma forte influência do Capital familiar no desempenho dos alunos, o que reflete a desigualdade no acesso à educação, decorre igualmente do estudo que alguns fatores, como a frequência da educação pré-escolar, associada à aquisição de competências de literacia e de numeracia antes da escolaridade, revelam ter um impacto expressivo nesse desempenho e podem ser entendidos como promotores de equidade na educação.

De igual modo, a nível das escolas, variáveis como segurança, organização, disciplina e enfase no sucesso escolar são aspetos importantes na explicação dos desempenhos dos alunos, assumindo “um papel relevante na atenuação do efeito do estatuto socioeconómico das famílias no acesso à educação”.

Fonte: https://www.cnedu.pt/pt/noticias/cne/1572-analise-timss-pirls

Mensagens populares